Vamos falar agora sobre o papel do convite, mas, não o papel, no sentido de “função”, pois isto já comentamos, e no qual sintetizamos pela seguinte frase: “o CONVITE tem a dupla função, no qual você quer seu CONVIDADO PRESENTE, bem como o PRESENTE de seu CONVIDADO. E quanto ao paradigma do “GUARDAR” o CONVITE… Isto é uma frase que alguém que não sabe a função do convite disse….
Mas, agora vamos falar sobre o papel do convite, no sentido estrito da palavra.
Existem muitas marcas de papéis no mercado brasileiro destinados a fabricação dos convites, e grande parte deles são importados.
O que diferencia os papéis são alguns fatores:
1. Gramatura: é espessura do papel, no qual, quanto mais espesso, mais é indicado para papelaria fina (aqui o termo “fina” refere-se a “finesse” ou “elegância”).
A razão de considerar papéis de alta gramatura para confeccionar convites é simples, pois no ramo de papelaria nada mais desagradável do que receber um papel todo amassado, por isso, quanto mais espesso, mais difícil ou até impossível de amassar, tornando o produto mais refinado.
2. Linha de papéis: existem diversas linhas de papéis, e de diversos fabricantes. As principais linhas são:
• Color Plus: papéis lisos e compostos por cores foscas. Esta é a linha mais básica e econômica;
• Color Plus Textura: são papéis da linha básica (Color Plus) somados a uma textura, dando uma nova aparência ao papel.
• Color Plus Metálico: é uma linha com cores brilhantes e peroladas, composta por apenas 4 cores: Branca (Aspen), bege (Majorca), Rosa (Ibiza) e Cinza (Mar del Plata). E existe uma variação com uma textura linear (em forma de linhas) nas cores: Aspen Linear, Majorca Linear e Mar del Plata Linear.
• Relux: está é uma linha com uma camada de verniz, dando maior brilho as cores.
• Relux Textura: como o próprio no nome já diz, ela é uma linha Relux somados a texturas.
• Especiais: os papéis especiais são papéis diferenciados, e inclusive feitos de materiais diversos, como fibra de algodão (papel da linha Conqueror, utilizado pela família Real Britânica), ou acetatos (folhas plásticas), ou espelhos em PETG, etc…
Esta linha de papéis, os especiais, pode fazer com que os convites elevem seus custos, e dependendo da linha, podendo o convite custar até R$ 50,00 ou mais pela unidade.
3. Cores de papéis: cada fabricante nomeia as cores de sua linha com nomes próprios, por exemplo, o papel branco perolado, que é mais o utilizado em convites, chama-se Aspen, e o papel branco fosco se chama Alaska, o papel preto fosco se chama Los Angeles.
Sabendo destes detalhes sobre o papel (ou papéis) do convite, na hora de escolher o modelo, você deve considerar:
• Gramatura ideal para convites (tanto envelope quanto cartão): para se considerado papelaria fina: acima de 240 gramas;
• Cores e Texturas: não existe uma regra específica, apenas o gosto das clientes e algumas indicações conforme o tipo de evento;
Algumas clientes querem utilizar as mesmas cores da decoração, mas, costumamos a dizer que isto é um risco, pois combinar papéis é muito mais complexo que combinar flores, arranjos e decorações;
• Tipo do evento: o importante neste caso é ter uma consonância entre a combinação de cores, texturas e formas com o tipo de evento: se clássico, moderno ou rústico.
Muitas vezes, além dos papéis, cores, texturas escolhidos, talvez seja interessante a utilização de alguns elementos extras no convite, tais como: no caso de um convite rústico, colocar uma palha como fita de fechamento, ou ainda agregar uma canela na fita de palha, ou mesmo acrescentar folhas ou flores secas.
E no caso de um convite clássico, uma boa pedida é a utilização de lacres de pvc (que imitam os lacres de resina, porém, resistentes a quebra.
Hoje não indicamos os lacres de resina, pois, ele é basicamente moldado com um instrumento chamado “sinete”, que é uma espécie de carimbo para modelar a resina derretida (parecido com a parafina de uma vela derretida) e que ao secar forma o lacre personalizado.
A grande desvantagem é que o lacre de resina é muito frágil e a grande maioria dos convidados pode receber os convites com o lacre quebrado, ou mesmo na hora de lacrar os convites, caso haja erro ou fique feio, o mesmo é inutilizado.
Agora que você já conhece a importância do papel, bem como os tipos de papéis, que tal conhecer um especialista quando o assunto é convites de papelaria fina?